18/11/11

Ministra Paula Teixeira da Cruz Confirmada




Mais uma confirmação de enorme qualidade para a Universidade Política de Lisboa (UPL).

A Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, é a mais recente confirmação na UPL e virá falar-te da importância de uma justiça célere e eficaz como motor essencial de um País e factor civilizacional.

A reforma do actual sistema e suas implicações será o tema dominante.

Paula Teixeira da Cruz nasceu em Luanda, Angola, em 1960.

Licenciou-se em Direito com média final de 16 valores, tendo sido docente de Direito Administrativo na Faculdade de Direito de Lisboa e na Universidade Livre de Lisboa durante os anos de 1983 a 1987, docente de Direito Administrativo no Instituto de Estudos Financeiros e Fiscais até 1992 e ministrado a disciplina de Direito Administrativo em cursos de pós-graduação.

Como jurista, integrou Júris e Comissões de Avaliação de propostas no âmbito dos sucessivos Regimes de Contratação Pública, foi vogal da Comissão de Fiscalização do Instituto de Gestão Informática e Financeira do Ministério da Saúde, membro suplente da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA), integrou a lista de Árbitros do Centro de Mediação, Peritagens e Arbitragens Voluntárias do Conselho Nacional de Profissões Liberais, e foi representante do Conselho Geral da Ordem dos Advogados na Comissão de Análise de Adequação do Ensino Universitário às Necessidades da Profissão de Advogado.

Foi membro do Conselho Superior do Ministério Público desde 1999 a Maio 2003, membro do Conselho Geral da Ordem dos Advogados desde Janeiro de 2002 a Janeiro de 2005 e membro do Conselho Superior de Magistratura desde Maio de 2003 a Abril de 2005.

É membro da Associação Portuguesa de Direito Europeu (APDE), da Associação para o Progresso do Direito e da Associação Portuguesa de Arbitragem.

Filiou-se no no PSD em 2 de Outubro de 1995, tendo sido membro da Comissão Política Nacional (desde Janeiro de 1997 a Março de 1998), Vice-Presidente da Comissão Política Nacional (desde Abril de 2005 a Julho de 2006), Presidente da Comissão Política Distrital de Lisboa, e sendo Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD, desde Abril de 2010.

Foi vereadora da Câmara Municipal de Lisboa de Janeiro de 1998 a Janeiro de 2002 (sem pelouro) e presidente da Assembleia Municipal de Lisboa desde Outubro de 2005 até Outubro de 2009.